- 4º Plano Pastoral - 2009 - 2010
Apresentação: Caríssimos irmãos e irmãs, finalmente conseguimos elaborar o Plano Pastoral da Diocese de São Luís de Montes Belos, como decidimos na última Assembleia Diocesana. De agora em diante será o ponto de referência para todas as comunidades em seus trabalhos de evangelização e pastoral. O que é o Plano de Pastoral? É uma exposição ordenada dos objetivos e ações concretas que a Diocese de São Luís quer seguir em sua ação pastoral. O que o Plano exige? Que caminhemos juntos, tenhamos os mesmos objetivos, embora possamos trabalhá-los de forma diferente. Diante da clareza da proposta não será mais possível dizer que a Igreja de São Luís não sabe o que quer e para onde vai. É a hora de se juntar, pastorais e movimentos, presbíteros e diáconos, religiosas, agentes de pastoral e lideranças para dar um corpo, ou seja, encarnar as grandes pistas iluminadoras apresentadas no presente Plano. Queremos ser uma Igreja viva, servidora, profética, atenta às mudanças que estão acontecendo na região e capaz de dar “razão da esperança” que a anima. Desejamos ser uma Igreja cada vez mais pascal, capaz de fazer acontecer a passagem, a mudança, destruindo todos os sinais de morte que existem e assim alcançar vida, paz, esperança e ressurreição. É uma tarefa árdua, mas entusiasmante, que poderá acontecer com o esforço de todas as forças vivas da Diocese. Em nossa Assembleia Diocesana apontamos algumas prioridades pastorais:
- Família: está precisando de socorro, de atenção, de compromisso.Faz muito tempo que a Diocese aponta a família como campo prioritário de seus trabalhos. Mas temos que reconhecer que não demos significativos passos na ação. É a hora da coerência: decidimos colocar em primeiro lugar a Família nas preocupações pastorais da Diocese, portanto, mão à obra, fazendo acontecer o que a coordenação diocesana está propondo.
- Catequese: já caminha bem, precisa, porém, de um aprimoramento, de um investimento maior na formação dos catequistas, da renovação da metodologia de trabalho. A catequese visa fazer discípulos de Jesus, não discípulos fracos, mas capazes de grandes empreendimentos e, sobretudo, capazes de evangelizar. A renovação da catequese não é principalmente renovação das estruturas, mas renovação das pessoas que imbuídas de fé, esperança e caridade sabem dar testemunho de Cristo; são introduzidas de forma completa na vida eclesial, criando comunidades e comunhão, sabem acender o fogo da missão.
- Pastoral Bíblica: a Palavra é “lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho” (Salmo 118, 5). Sem esta luz a Igreja Diocesana tropeça ou pode enveredar por estradas não corretas e, portanto, se afastar do objetivo principal de seu trabalho.
Dom Carmelo Scampa
Bispo diocesano
- 3º Plano Pastoral
2016 - 2019
- 2º Plano Pastoral
2012 - 2015
- 1º Plano Pastoral
2009 - 2010