Vocações: Seja Padre!

Meu irmão, comecemos do título. Por que VOCAÇÕES no plural? Obviamente porque existem diversas vocações. Não é só para ser Padre. Então, por que “SEJA PADRE!”, um imperativo? Porque talvez essa seja a única oportunidade de te apresentar essa possibilidade, esse convite, esse imperativo: Seja Padre!

Quando era ainda adolescente, tive por professora de matemática a irmã Maria Augusta. Um dia, durante o intervalo da aula, ela se aproximou e perguntou com seu típico sotaque baiano: Laurito, já pensou em ser Padre? Eu prontamente respondi que não, ao que ela retrucou: Pois pense! E nunca mais deixei de pensar nisso.

Eis o que desejo partilhar contigo, caro leitor: Ser Padre é um imperativo. Pense nisso! É fruto de um encontro pessoal com Deus que não me dá outra possibilidade, outro modo de segui-lo, se quero ser feliz. Ser Padre é entrar em si, acordar para a Vida (cf. Lc 15,17), entrar pela porta que é Cristo e encontrar uma liberdade sem igual, que só Ele pode dar (cf. Jo 10,9). Ser Padre é viver o mistério de levar as pessoas até Deus e trazer Deus a elas. Ser Padre é mergulhar nas profundezas inimagináveis do mistério de Deus. Ser Padre é ser Pai de uma multidão, é ser Esposo de uma só Igreja. Ser Padre é amar servindo, servir oferecendo e oferecer amando. Ser Padre é ser pastor sem nunca deixar de ser ovelha do eterno Bom Pastor, nosso Senhor Jesus Cristo. Ser Padre é ser homem de Deus.

Te digo: Seja Padre! Porque se essa for sua vocação, se esse for o seu chamado, se esse for o modo como Deus quer que você gaste a sua vida, se esse for o modo como Deus te fará santo e te levará ao céu, é assim que vai entender sua vocação, como um imperativo, de Deus mesmo. E então, depois dessa descoberta, será dócil ao Espírito; paciente nas demoras de Deus; disciplinado na busca das virtudes e radical na fuga dos vícios e correção dos maus hábitos; aprenderá a acolher com humildade as correção e mudanças necessárias; aprenderá a viver em constante processo de conversão; será aberto à convivência fraterna fugindo dos melindres e egoísmos; vai empreender um caminho de conhecimento das coisas de Deus e da Igreja lutando contra a vaidade e almejando verdadeiramente a humildade; detestará a mentira e a fofoca; alegrar-se-á com a felicidade do outro e aprenderá a aproveitar todas as oportunidades que aparecerem para ajudar e ser generoso; chorará de tristeza ao ver alguém sofrendo e/ou se distanciando de Deus. Enfim, verás que quando chegar a Ordenação, será a confirmação de uma configuração já em construção desde o seu nascimento. Uma configuração pessoal ao coração misericordioso de Jesus Cristo. Uma configuração real, concreta, palpável no seu dia a dia, nas suas lutas e graças diárias, e não ideal ou ilusória. E perceberá que todos que passaram pela sua vida só te ajudaram a ser mais o que se é chamado a ser.

Seja Padre! Não por teimosia, mas por amor a Cristo. Seja Padre! Não porque te dizem que é essa a sua vocação, mas porque encontraste verdadeira, pessoal e concretamente aquele que te chama. Seja Padre! Não porque não vê outra possibilidade de vida, mas porque encontraste o único modo de viver que te realiza e te dá sentido para acordar e trabalhar. Seja Padre! Nem porque você quer ser Padre, mas porque aprendeu a desejar, sobre todas as coisas, fazer a Vontade de Deus em sua vida. Seja Padre! Não porque desejas uma vida de facilidades, mas porque deseja lutar pela própria santidade e santificação dos outros. Seja Padre! Não porque a Igreja está carente de Padres, mas porque seu coração arde e desejas colocar-se a caminho para evangelizar (cf. Lc 24,32-33), colaborando sempre com a maternidade da Igreja, que sempre gera novas vocações.

Perceba-se, antes de qualquer coisa, vocacionado. Perceba-se chamado por Deus, que te Ama, te Salva e te quer Feliz. Perceba-se amado e não tenhas medo de amar a Deus. Isso mesmo, repito: Não tenhas medo de amar a Deus. “Um bom discernimento é um caminho de liberdade que faz aflorar a realidade singular de cada pessoa, aquilo que é tão seu, tão pessoal, que só Deus sabe” (ChrV, 295) e aos poucos Ele mesmo vai te revelando. A vocação se descobre a caminho e o segredo de toda vocação é uma pessoa: Jesus Cristo. Ser Padre é uma possibilidade. Acredite nisso. Acredite na capacidade da Igreja de te ajudar a discernir sua vocação. Acredite! Não tenhas medo! Ser Padre é simplesmente... maravilhoso!

Padre Laurito Nazaré Alves Deliberto
Coordenador Diocesano da Pastoral Vocacional