Disponibilizada a Síntese das contribuições da Diocese para a Segunda Sessão do Sínodo

Seguindo as orientações da Secretaria Geral do Sínodo, nossa Diocese divulga o documento com a síntese das contribuições para a Segunda Sessão do Sínodo, a ser realizada em outubro. Acesse o documento, clique aqui.

As orientações para a Segunda Sessão do Sínodo

Na terça-feira, 12 de dezembro de 2023, a Secretaria Geral do Sínodo publicou indicações sobre os passos a dar nos meses que nos separam da segunda sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos bispos, que decorrerá em Roma no mês de outubro de 2024.

Seguindo o espírito do tema do Sínodo “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, para as Igrejas locais e Conferências Episcopais é lançada uma pergunta orientadora para aprofundar a temática: como ser Igreja sinodal em missão?

Uma orientação à qual se juntam dois níveis de aprofundamento: primeiramente, ao nível de cada Igreja local propondo uma reflexão sobre como valorizar a corresponsabilidade diferenciada na missão de todos os membros do Povo de Deus. E depois, ao nível das relações entre Igrejas, entre grupos de Igrejas e com o bispo de Roma, pensar em como articular criativamente estas relações para encontrar um equilíbrio dinâmico entre a dimensão da Igreja no seu conjunto e o seu enraizamento local.

As indicações da Secretaria Geral do Sínodo referem que “cada Igreja local é convidada a efetuar uma nova consulta, determinando as modalidades concretas com base no que parece possível no tempo disponível”.

Recordemos que o mote para o trabalho a desenvolver nos próximos meses, lançado pela Carta ao Povo de Deus, publicada no final da primeira sessão do Sínodo em Roma, no passado mês de outubro, pede um dinamismo de comunhão envolvendo todos.