Diocese é representada no Congresso Vocacional do Regional Centro-Oeste

Congresso Vocacional reuniu representantes das 12 dioceses do Regional Centro-Oeste da CNBB

Aconteceu no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF) em Goiânia, nos dias 5 a 7 de maio, o Congresso Vocacional do Regional Centro-Oeste da CNBB. O evento, promovido pela PV do regional contou com a participação das 12 dioceses desta porção da Igreja no estado de Goiás e no Distrito Federal: religiosos, leigos, casais, sacerdotes, seminaristas e cinco bispos que passaram pelo congresso. Juntos, eles refletiram o tema: “Pastoral Vocacional: graça e missão na Diocese”.

Foram três dias de trabalho intenso, estudo e reflexões sobre a dimensão vocacional. Conforme o Pe. Paulo Henrique, coordenador da Pastoral Vocacional no regional, o evento foi uma das atividades para animar o 3º Ano Vocacional do Brasil. “O objetivo é fomentar a criação das Equipes Vocacionais Diocesanas e dar subsídios também para as Equipes Vocacionais nas paróquias. Além disso, para aprofundar a teologia da graça e criar a cultura vocacional”, afirmou.

O evento foi aberto na sexta-feira, dia 5, com a Santa Missa presidida pelo arcebispo de Goiânia, Dom João Justino. A cerimônia de abertura, ainda no mesmo dia, foi conduzida pelo bispo referencial da Pastoral Vocacional no regional, Dom Francisco Agamenilton Damascena, que é bispo de Rubiataba-Mozarlândia e secretário do Regional Centro-Oeste. Após a abertura houve a Hora Santa Vocacional.

Os trabalhos do sábado pela manhã foram abertos com a Santa Missa presidida por Dom Lindomar Rocha Mota, bispo de São Luís de Montes Belos. Dom Waldemar Passini, presidente do regional, conduziu a primeira conferência sobre “Pastoral Vocacional: essência e identidade”. Ele destacou, em suas colocações, o lugar da Pastoral Vocacional na atividade pastoral da Igreja. Dom Waldemar também falou sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), e afirmou que a Pastoral Vocacional pode desenvolver um importante trabalho missionário criando vínculos com as pessoas.

No fim da manhã e no início da tarde, Dom Dilmo Franco, bispo auxiliar de Anápolis, conduziu a Conferência “O acompanhamento vocacional”. Ele pontuou sobre o que a Igreja espera do trabalho pastoral de ajudar os jovens a discernir e cultivar a sua vocação. Em seguida aconteceram as oficinas, nas quais Dom Lindomar ajudou na direção espiritual como caminho de discernimento. O tema a relação entre iniciação à vida cristã e a vocação teve assessoria do Wanderson, ministro de catequese, e a psicóloga Lya Salvino tratou das contribuições da psicologia no discernimento vocacional. Irmã Lucilda Cantuária, por sua vez, refletiu sobre a espiritualidade do animador vocacional. O sábado foi marcado ainda por um Luau Vocacional que teve o tema “Maria, Mãe e discípula missionária, modelo dos vocacionados”.

O Congresso Vocacional do Regional Centro-Oeste foi encerrado com a Conferência “Equipe Vocacional Diocesana – Paroquial”, ministrada por Dom Agamenilton. Ele fez reflexões sobre as especificidades do trabalho da Equipe Vocacional Diocesana e no Regional. O Pe. Paulo Henrique fez ainda apresentações de algumas experiências exitosas no trabalho de animação vocacional no âmbito regional e nacional. O congresso encerrou com a Santa Missa presidida por Dom Agamenilton e um almoço fraterno.

O bispo referencial da PV no regional destacou o evento como uma bênção de Deus pelo modo como foi conduzido e como acolheu as diversas expressões vocacionais presentes em nosso regional. "Participaram todas as expressões vocacionais: diaconado permanente, a vida consagrada, os leigos, os leigos das novas comunidades, o ministério ordenado, os vários institutos religiosos, então foi muito expressivo e significativo para nós olharmos para o grupo dos participantes e vermos todas as vocações ali representadas. Isso é um indicativo e sinaliza que há um interesse do regional e o Ano Vocacional tem alcançado o seu objetivo e demonstra também o interesse das pessoas pelo trabalho vocacional desenvolvido aqui e isso nos enche de esperança porque o trabalho vocacional em nosso regional passa por renovação, novo fôlego, novo ardor, de modo que o nosso coração está ardendo e os pés se colocando a caminho", declarou Dom Agamenilton. Ele também destacou a presença dos bispos no congresso. "Os bispos marcaram presença com palestras e presidência das eucaristias e isso também é muito significativo, expressão do interesse, do apoio do episcopado do regional junto à Pastoral Vocacional e também é significativo porque sãos os próprios bispos formando o seu povo aqui no regional".

A próxima atividade vocacional no regional será a Romaria para a Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade, que acontecerá no dia 24 de junho, com Santa Missa no Santuário prevista para as 22h.