Forania Nossa Senhora Aparecida promove Semana Pastoral

Pe. Manoel Rejane
Vigário Forâneo da Forania Nossa Senhora Aparecida

Entre os dias 13 e 17 de fevereiro foi realizada na modalidade online a 2ª edição da Semana Pastoral da Forania Nossa Senhora Aparecida. Nossa gratidão pelo esforço de todos que participaram e aos assessores que nos conduziram, tornando possível avançarmos um pouco mais na nossa experiência cristã.

No primeiro dia, fomos conduzidos pela Sra. Lúcia Roque, que durante anos coordenou a catequese em nossa diocese e hoje segue fazendo parte da equipe diocesana da campanha da fraternidade, a compreender o tema deste ano: “FRATERNIDADE E FOME”. Ela nos lembrou que sempre estivemos juntos às dores e às angústias e diante dos desafios que estamos enfrentando, não podemos ficar indiferentes. Precisamos buscar respostas que brotam da fé e seguir na nossa caminhada pastoral sem jamais renunciar à caridade.

No segundo dia, nosso bispo Dom Lindomar e a equipe diocesana do Sínodo na pessoa da Sra. Erenice retomaram a reflexão sobre o Sínodo 2021-2024: Por uma igreja sinodal: comunhão, participação, missão. Dom Lindomar, à luz da Palavra de Deus, trouxe como ponto de partida o texto bíblico de At 2,42-44 e nos fez refletir sobre o modo como estamos vivendo a sinodalidade em nossas paróquias. O Sínodo tornou-se um chamado para que possamos caminhar juntos discernindo a vontade de Deus em nossas vidas e a própria presença da Igreja no mundo de hoje. Para tanto, precisamos nos comprometer, identificar os desafios que nos afetam e encontrar caminhos que nos animem assim como foram animados os primeiros cristãos.

No terceiro dia, tratamos do Ano litúrgico e o Padre Jânio Carlos nos deu a sua contribuição. Ele procurou fazer memória do Ano Litúrgico como um tempo de graça e salvação no qual toda a oração da Igreja encontra nele o seu sentido e a cada celebração. A cada ação simbólica, nos aproximamos do sagrado, comprometendo-nos cada vez mais com a nossa fé. A compreensão “do que” celebramos e “como” celebramos, é necessária. Preparar bem a liturgia em nossas comunidades, fazer a ação litúrgica com dedicação e zelo, pensando sempre em Deus, em nossa oração pessoal e comunitária.

Na quinta-feira, dia do nosso quarto encontro, tivemos a participação do padre Laurito que, como coordenador da pastoral vocacional e reitor do seminário menor em nossa diocese, realizou não somente uma apresentação sobre o Ano Vocacional “Vocação: graça e missão” mas nos fez um convite para que possamos viver este tempo que o Senhor fez para nós. Esta é a terceira edição que teve início em 20 de novembro de 2022 na Solenidade de Cristo Rei do Universo e concluirá em 26 de novembro de 2023 também na Solenidade de Cristo Rei. A vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade.  Ele nos motivou a rezar pelas vocações em todas as dimensões de nossa ação pastoral, seja na catequese, no apostolado, na pastoral da criança, na pastoral familiar… toda a Igreja é pastoral vocacional. Animar os nossos jovens, convidando-os, acolhendo-os e acompanhando-os, pois é no caminhar que o Senhor nos desperta.

Encerramos nossa Semana Pastoral online com o tema “Liderança” sob as orientações do Padre Dionivaldo. Ele nos fez relembrar personagens bíblicos que assumiram a liderança e viveram seus momentos de desafios, conquistas e fracassos: Noé, Moisés e o próprio Pedro. Depois de uma noite de insucesso é preciso lavar as redes sujas. A harmonia é uma conquista e o líder é esse responsável para promover essa harmonia. Antes de liderar existe uma causa e essa causa precisa ser maior que todos os desafios. Terminou uma bela frase: "Minhas causas valem mais que minha vida” de Dom Pedro Casaldáliga.

Que Nossa Senhora Aparecida, Mãe e Mestra, nos acompanhe na missão que nos foi confiada. Amém!