No mundo inteiro as empresas estão adotando a gestão ambiental, buscando eliminar os impactos negativos que suas operações possam ter sobre o meio ambiente, além da preservação de recursos naturais. É uma questão de cidadania, de compromisso e até mesmo de defesa de uma economia mais sustentável, essa tendência não poderia ser diferente no Oeste Goiano.
No ambiente organizacional, para que uma empresa possa se autodenominar sustentável, ela precisa ser ecologicamente correta e viável, socialmente justa e culturalmente diversa. Estas práticas vão desde a não utilização de copos descartáveis até a economia de energia.
E com o olhar no presente e no futuro, a Diocese de São Luís de Montes Belos (que abrange 37 municípios do estado de Goiás, começando por Santa Bárbara de Goiás e indo até Baliza e Aragarças, que estão na divisa com o Mato Grosso), resolveu aderir à inovação da Energia Fotovoltaica, mais conhecida como Energia Solar.
Foram adquiridos 642 módulos de 550 W com geração mensal de 43.095KWh/mês, sendo que a área do projeto possui 1734 m² com a potência de 338,8 KWp, que atenderá 42 paróquias e mais de 400 comunidades.
A energia solar deve ser utilizada, pois contribui para a preservação do meio ambiente, como foi dito, e é uma fonte de energia limpa e renovável, auxiliando na economia de energia elétrica.
Notoriamente esse tipo de investimento tem economia garantida para o futuro, haja vista que existe um esforço crescente em relação ao aperfeiçoamento das tecnologias existentes com o intuito de aumentar a eficiência dos módulos solares e reduzir os custos de produção. Assim, as perspectivas futuras são positivas para a utilização da energia solar, principalmente para a geração de eletricidade através dos módulos fotovoltaicos. Isso irá diminuir a preocupação em época de seca, pois é um período em que reduz o nível dos reservatórios das usinas hidroelétricas. Deste modo, o calor gerado pelo sol poderá gerar energia renovável e limpa, que desacelera o aquecimento global para abastecer as residências.
Aparecido Eterno - Jornalista da Rede Diocesana de Rádio