Papa Francisco nomeia Dom Paulo Cezar Costa como cardeal da Igreja

O papa Francisco nomeou neste domingo, 29 de maio, Solenidade da Ascensão do Senhor, 21 novos cardeais. O consistório de criação dos novos purpurados acontecerá no dia 27 de agosto. Os brasileiros Dom Paulo Cezar da Costa, arcebispo metropolitano de Brasília e Dom Leonardo Ulrich Steiner, estão na lista.

Dom Paulo participou de entrevista coletiva pela manhã, logo após o anúncio. Ele afirmou ter ficado surpreso com a escolha do seu nome pelo Santo Padre. “A surpresa foi total porque o papa anunciou a lista e entre os nomeados estava o meu nome. Ele não me comunicou, acho que não comunicou a nenhum dos novos cardeais, então foi uma surpresa total, e reflete o reconhecimento do nosso trabalho e a bondade do papa Francisco para conosco e para com a Igreja do Brasil e para com a Igreja de Brasília”, declarou aos repórteres presentes.

Questionado sobre o que mudaria a partir de agora, Dom Paulo afirmou que continuará sendo um servidor do povo, da Igreja e da sociedade. “O papel do bispo é servir, a minha agenda é a mesma, continuará até o fim do dia a mesma e durante a semana a mesma. Nosso papel é este: servir com alegria, esse é o sentido do nosso ministério e o serviço é um conceito bonito. Oxalá nossa sociedade, nossos políticos, os homens de decisão de um país tivessem sempre essa perspectiva e essa visão do ministério daquilo que você exerce na vida da sociedade como serviço. O serviço nos liberta e faz com que não sejamos apegados ao cargo, que sejamos um servidor, alguém que se coloca com leveza buscando o bem do nosso amado povo, no meu caso o bem da Igreja, mas também o bem da sociedade”.

Em seguida, Dom Paulo Cezar explicou sobre a missão dos cardeais. “Os cardeais são aqueles que têm a missão de ajudar o papa no governo da Igreja. O Colégio cardinalício é muito grande e os cardeais têm a missão de servir o povo de Deus e o papa no governo da Igreja e aquilo que o Santo Padre pedir de mim e eu buscarei fazer, que é servir com alegria olhando para Jesus Cristo grande servidor, e continuar servindo com alegria a nossa amada Arquidiocese”.

Dom Paulo Cezar Costa - Arcebispo Metropolita da Arquidiocese de Brasília

Nasceu a 20 de julho de 1967 em Valença, na diocese do mesmo nome. Completou seus estudos em Filosofia no Seminário Nossa Senhora do Amor Divino em Petrópolis e os de Teologia no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro. Obteve depois a Licenciatura e o Doutoramento em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1996-2001).

Recebeu a ordenação sacerdotal em 5 de dezembro de 1992 e foi incardinado na Diocese de Valença.

Durante seu ministério sacerdotal ocupou os seguintes cargos: Vigário Paroquial da Paraíba do Sul (1993); Pároco da Paróquia de São Sebastião dos Ferreiros em Vassouras (1994-1996), Pároco da Paróquia de Santa Rosa de Lima em Valença (2001-2006); Diretor e Professor do Departamento de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007-2010); Reitor do Seminário Interdiocesano Paulo VI e Diretor do Instituto Paulo VI de Filosofia e Teologia de Nova Iguaçu (2006-2010). Em 24 de novembro de 2010 foi nomeado bispo titular de Esco e auxiliar da Arquidiocese Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro. Recebeu a ordenação episcopal em 5 de fevereiro de 2011. Em 22 de junho de 2016 foi transferido como Bispo de São Carlos. Na Conferência Episcopal Brasileira é membro do Conselho Permanente e da Comissão Episcopal de Cultura e Educação. Desde 2020 é membro do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos e da Pontifícia Comissão para a América Latina.

Em 21 de outubro de 2020, o Santo Padre Francisco o nomeou Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Brasília (Brasil).

Foto e texto: CNBB Centro-Oeste