Em um clima de profunda alegria e comunhão eclesial, a comunidade católica de São Luís de Montes Belos reuniu-se no último domingo (21/06) para celebrar o encerramento da Festa de São Luís Gonzaga. O jovem jesuíta carrega um imenso significado e centralidade na Igreja Particular local, sendo o padroeiro da Diocese, da Catedral Diocesana, do Seminário Maior e também da cidade de São Luís de Montes Belos. Centenas de fiéis lotaram a Igreja-Mãe da Diocese para render graças a Deus por seu testemunho e pela caminhada de fé construída sob sua intercessão.
As festividades de encerramento tiveram início às 17h com uma procissão que partiu do Lar Vicentino — local dedicado ao acolhimento de idosos. A escolha do ponto de partida carregou um forte simbolismo e gesto pastoral, servindo como um sinal visível do cuidado e da caridade que São Luís Gonzaga dedicou historicamente aos doentes e necessitados de sua época.
A Santa Missa de encerramento foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Lindomar Rocha, e contou com uma presença muito especial: Dom Washington Cruz, Arcebispo Emérito de Goiânia e segundo bispo da Diocese, cuja participação emocionou e alegrou os fiéis presentes.
Unidade paroquial e clero reunido
A celebração foi uma expressão viva de unidade paroquial, congregando fiéis e o clero das três paróquias que compõem o município. Concelebraram ao lado dos bispos os padres:
Padre Ozaine Cardoso, pároco da Catedral São Luís Gonzaga;
Padre Luiz Carlos, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida;
Padre Ademir, CP, mestre de noviços e vigário na Paróquia Santa Cruz.
Um tesouro imperecível
Durante a homilia, Dom Lindomar Rocha destacou as virtudes do padroeiro, apontando-o como um referencial perene para os dias atuais. O bispo enfatizou que São Luís Gonzaga foi capaz de descobrir um tesouro imperecível e que, movido por essa certeza evangélica, compreendeu que valeu a pena gastar toda a sua vida por ele. Diante disso, Dom Lindomar exortou a comunidade a inspirar-se no exemplo do santo para que cada cristão faça o mesmo em sua realidade cotidiana.
O encerramento da festa renovou o ardor missionário da comunidade, sob a certeza de que a intercessão de São Luís Gonzaga continuará a proteger e a fortalecer a missão evangelizadora de toda a Diocese.