V Plano Diocesano de Pastoral é aprovado por unanimidade na 1ª Assembleia do Povo de Deus

0

No último sábado, 17 de fevereiro, foi realizada a 1ª Assembleia do Povo de Deus, em São Luís de Montes Belos. Na ocasião, estiveram presentes os padres, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas, representantes dos eixos estruturais e representantes de pastorais e movimentos para, junto com o bispo diocesano, estudarem o V Plano Diocesano de Pastoral, que terá vigência entre 2024-2028.

A Assembleia iniciou com a oração das Laudes, seguida da fala da sra. Lúcia Roque, vice-coordenadora de pastoral, que apresentou as normas para a Assembleia. Logo após, Dom Lindomar Rocha acolheu a todos os presentes e exortou acerca do discipulado e missão que, segundo ele, "são os dois substantivos que norteiam o novo Plano de Pastoral".

Em sua fala, Dom Lindomar apresentou a urgência de uma mudança de perspectiva na pastoral, pois esta não deve ser entendida como uma tarefa a mais ou um mero fazer coisas. Segundo ele, ao contrário, é necessário ter a consciência de que somos discípulos, ou seja, pessoas apaixonadas por Jesus Cristo. Assim, se compreende que o que fazemos é sempre em vista desse seguimento. Dessa maneira, nos tornamos também discípulos na quotidianidade das nossas vidas, pois o discipulado necessariamente exige a missionariedade.

Na segunda parte, a sra. Erenice, vice-coordenadora de pastoral, apresentou o objetivo geral e os objetivos específicos do Plano. Posteriormente, foi a vez do Pe. Dionivaldo, coordenador diocesano de pastoral, detalhar a todos o caminho que foi realizado para se chegar ao novo Plano, bem como o delineamento das ações previstas para o próximo quadriênio.

Após apresentado o Plano, foi aberto o espaço para um diálogo, em pequenos grupos, sobre as impressões, os pontos essenciais e as sugestões de acréscimo. Imediatamente, foi aberta a fila do povo, para que esses pontos fossem apresentados pelos participantes da Assembleia.

Ouvidas as contribuições e sugestões, a coordenação de pastoral acolheu as indicações para uma pequena revisão antes da publicação oficial. Em seguida, iniciou-se a votação do V Plano Diocesano de Pastoral que foi aprovado por unanimidade, entre os mais de 250 participantes da Assembleia.

A última parte da Assembleia e principal, foi a celebração da Santa Missa, presidida por Dom Lindomar Rocha e concelebrada pelo clero diocesano. Durante a celebração, o bispo enfatizou a ação de graças por todos que contribuíram para a realização da Assembleia, principalmente à coordenação diocesana de pastoral que se dedicou na elaboração do V Plano Diocesano de Pastoral.

V Plano Diocesano de Pastoral

O V Plano Diocesano de Pastoral, aprovado no último dia 17 de fevereiro, durante a 1ª Assembleia do Povo de Deus, traz como ideias centrais "Discipulado e Missão" e como inspiração bíblica o texto extraído de Isaías 54,2: "alarga o espaço da tua tenda". Sua vigência será para o quadriênio de 2024 a 2028.

A Igreja existe para ser e fazer discípulos-missionários, aumentando cada vez mais o número daqueles que seguem o Cristo. Tudo na Igreja é missão. A começar pelo empenho quotidiano no dia a dia da Paróquia, as atividades de leitores, acólitos, cantores, organizadores de eventos, serviço da caridade, tudo é missão. A missão é rotineira na vida do cristão. Nenhum serviço pastoral é desprovido dessa natureza.

Dom Lindomar Rocha

Objetivo geral

Evangelizar juntos com alegria e espírito sinodal, partilhando responsabilidades e protagonismos para anunciar o Reino de Deus e a construção de um mundo mais solidário e fraterno.

Objetivos específicos

• Promover nas paróquias e comunidades a Animação Bíblica da Pastoral, como princípio da conversão ao estado permanente de missão;
• Expressar nosso esforço e corresponsabilidade para ser um Igreja em saída, como discípulos missionários;
• Fortalecer o anúncio da Palavra em nossas comunidades missionárias;
• Formar líderes e animadores de comunidades missionárias;
• Renovar as práticas e atividades paroquiais;
• Estabelecer vínculos de unidade entre os missionários da paróquia;
• Apoiar espiritualmente os membros da paróquia;
• Buscar os que se encontram desgarrados e longe da fé.

Em breve, será divulgado o V Plano Diocesano de Pastoral na sua versão digital.

Comments are closed.