Departamento de Catequese conclui a etapa do Itinerário formativo com os catequistas que receberão o ministério

São Luís de Montes Belos, 5 de fevereiro de 2024
Memória de Santa Águeda, virgem e mártir

No ano de 2021 foi publicado o Motu próprio "Antiquum ministerium" com o qual o Papa Francisco institui o MINISTÉRIO DE CATEQUISTA:

O Espírito chama, também hoje, homens e mulheres para irem ao encontro de tantas pessoas que esperam conhecer a beleza, a bondade e a verdade da fé cristã. É tarefa dos Pastores sustentar este percurso e enriquecer a vida da comunidade cristã com o reconhecimento de ministérios laicais capazes de contribuir para a transformação da sociedade. Antiquum Ministerium,5

Reconhecida como uma necessidade urgente para a evangelização, a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB apresentou no ano de 2022 a indicação de critérios e destacou a importância de um itinerário formativo com o objetivo de orientar a organização desta realidade junto às Igrejas particulares e, atendendo a este chamado, o Departamento de Catequese da Diocese de São Luís de Montes Belos iniciou no ano de 2023 o discernimento e alinhamento das ações para tornar concreta esta realidade.

Após receber do Bispo Diocesano, Dom Lindomar Rocha, as orientações acerca do processo a ser desenvolvido, a coordenação do Departamento de Catequese, composta por representantes das quatro foranias, dedicou-se ao estudo e definição dos passos a serem dados.

Em março de 2023 foram realizadas reuniões forâneas com o objetivo de apresentar aos párocos, animadores pastorais e coordenadores da pastoral catequética a importância da instituição deste ministério, de modo que em cada paróquia esta realidade fosse apresentada a todos os catequistas para que a conhecessem e a acolhessem como uma resposta direta aos anseios do nosso tempo:

A instituição de um serviço como ministério por parte da Igreja é uma ação que coloca em evidência a sua importância. (CNBB, 112: 4).

Concluída, portanto, esta primeira etapa de APRESENTAÇÃO DO MINISTÉRIO DE CATEQUISTA EM TODA A DIOCESE, decidimos iniciar o processo formativo desenvolvendo as ações junto aos catequistas atuantes, definidos como aqueles que tivessem no mínimo 20 anos de idade e no mínimo 5 anos de atuação e experiência na catequese (CNBB, 112: 15b), a quem deveríamos destinar uma formação específica e imediata para a recepção do Ministério de no mínimo 6 meses, conforme os critérios apresentados no Documento 112 da CNBB[1].

Em cada paróquia de nossa diocese foi realizada a indicação dos catequistas que participariam do processo, os quais assumiram este compromisso a partir da assinatura do TERMO PARA A SUA ADMISSÃO e posterior NOMEAÇÃO PAROQUIAL em celebração junto a sua comunidade de origem.

No dia 18 de junho realizamos um ENCONTRO DIOCESANO no qual 250 catequistas estiveram presentes e puderam vivenciar a primeira experiência formativa do itinerário formativo diocesano com a realização do RITO DE ELEIÇÃO.

Ao longo dos meses de julho de 2023 a fevereiro de 2024 foram desenvolvidas as temáticas de aprofundamento por meio da disposição de VÍDEOS FORMATIVOS, ORIENTAÇÕES PASTORAS e ENCONTROS ON-LINE e, concluída esta etapa, nos aproximamos com grande alegria do momento no qual pelas mãos de nosso Bispo Diocesano os catequistas receberão a instituição de tão aguardado ministério.

Agradecemos a cada pároco, animador e coordenador pastoral da catequese que ao longo deste tempo assumiram a responsabilidade de acompanhar os catequistas atuantes nesta caminhada. Agradecemos a cada catequista que com perseverança conseguiu trilhar este caminho, superando as dificuldades que sabemos são muitas, mas que não são maiores do que a certeza de que atender ao mandato que lhe foi confiado supera toda e qualquer adversidade.

Seguimos firmes e confiantes para nossa última etapa do processo a ser realizada ao longo dos meses de março, abril e maio, na qual realizaremos a PREPARAÇÃO PRÓXIMA por meio dos RETIROS FORÂNEOS que nos ajudarão a alcançar o discernimento espiritual que este momento exige.

Sob o olhar e a intercessão da Mãe da Santa Esperança e de São Luiz Gonzaga, para sermos cada vez mais sinais de Jesus Cristo, nessas terras goianas e brasileiras, Deus abençoe a nossa caminhada!

DEPARTAMENTO DIOCESANO DE CATEQUESE

[1] Cf. CRITERIOS PARA O DISCERNIMENTO DOS CATEQUISTAS QUE SERÃO INSTITUÍDOS. Documento 112, CNBB, capítulo 2.