O Papa Francisco nomeou nesta sexta-feira, 2 de fevereiro, o monsenhor Danival Milagres Coelho, do clero da diocese de Mariana (MG), como bispo titular de Vatarba e auxiliar na arquidiocese de Goiânia (GO). Até então, o monsenhor esteve exercendo o ministério de pároco da paróquia Nossa Senhora da Piedade. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao novo bispo auxiliar da arquidiocese de Goiânia.
Saudação ao Monsenhor Danival Milagres Coelho,
Estimado irmão, Monsenhor Danival Milagres Coelho,
Acolhemos com alegria a sua nomeação como bispo auxiliar na arquidiocese de Goiânia (GO), neste dia em que a Igreja celebra a Festa da Apresentação do Senhor, também conhecida no Oriente desde o ano 450 como a “Festa do Encontro” com os sacerdotes do templo e o povo de Deus.
Ao acolhê-lo como irmão no episcopado brasileiro, recordamos as palavras que o Papa Francisco proferiu sobre o papel dos bispos no encontro com os bispos malgaxes, em Antananarivo, em setembro de 2019:
“Como o Semeador, nós, bispos, somos chamados a lançar as sementes da fé e da esperança nesta terra. Para isso, devemos desenvolver este ‘olfato’ que nos permite conhecer melhor e também descobrir o que compromete, dificulta ou arruína a sementeira”.
Que como Simeão e Ana, possas sempre acolher Jesus com renovada esperança em seu coração. Que Maria Auxiliadora, padroeira da arquidiocese de Goiânia, seja sua guia neste seu novo ministério.
Em Cristo,
Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB
Dom João Justino de Medeiros da Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
1º Vice- Presidente da CNBB
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
2º Vice-Presidente da CNBB
Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF)
Secretário-Geral da CNBB
Currículo e trajetória eclesial
Monsenhor Danival nasceu em quatro de setembro de 1976 na cidade Senhora dos Remédios (MG). Formou-se com Licenciatura em Filosofia (1995 a 1997) e em Teologia (1998 a 2001), no seminário maior São José, na arquidiocese de Mariana (MG); Possui Mestrado em Teologia Bíblica (2005 a 2008), pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, na Itália.
Ingressou no seminário menor Nossa Senhora da Assunção, da arquidiocese de Mariana, em 1992. Ordenou-se presbítero dia 29 de junho de 2002, em Senhora dos Remédios (MG).
Na arquidiocese de Mariana, exerceu as funções de diretor espiritual do Propedêutico (2002 a 2005) e colaborador na paróquia São José Operário, em Barbacena (2002); Foi pároco da paróquia de Sant’ana, em Carandaí (MG), de 2002 a 2005; Coordenador arquidiocesano da Pastoral Vocacional (2002 a 2005); Diretor Espiritual do seminário são José, no Instituto de Teologia (2009 a 20011); Diretor acadêmico do seminário São José, no Instituto de Teologia (2011 a 2015); Diretor do Seminário São José, no Instituto de Filosofia (2015 a 2017).
Foi vigário paroquial da paróquia Nossa Senhora do Pilar, de 2009 a 2017; Coordenador arquidiocesano da Pastoral Universitária (2016 a 2019); Representante arquidiocesano dos presbíteros (2019-2020); Pároco da paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena (MG), desde 2017 até o presente momento; Também foi professor de Sagrada Escritura no seminário arquidiocesano São José; Vigário geral para o clero, desde 2019; Membro do Conselho Presbiteral, do Conselho Episcopal e do Colégio dos Consultores.
Fonte: CNBB