Padres representam a Diocese no Encontro Nacional em preparação para o Jubileu 2025

Entre os dias 29 e 30 de janeiro, aconteceu na Casa Dom Luciano, em Brasília, o Encontro Nacional "Preparando o Jubileu 2025", promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O encontro conta com a participação de aproximadamente 300 pessoas, dentre elas, os padres Dionivaldo e Manoel, que representam a nossa Diocese.

O evento contou com a participação do Pró- Prefeito do Dicastério para a Evangelização, Dom Rino Fisichella, e teve por objetivo situar as dioceses quanto à proposta do jubileu 2025 e animar sua organização nas igrejas locais nas diferentes regiões do Brasil. Dentre os temas trabalhados estão o panorama da ação evangelizadora a partir da CNBB; desafios da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil; O Jubileu nas Sagradas Escrituras e os anseios do Papa Francisco para o Jubileu da Esperança em 2025. Além disso, também foram estudadas as temáticas sobre a celebração do Jubileu e propostas para sua realização. Também houve uma mesa redonda sobre as perspectivas para o Jubileu no Brasil.

O Jubileu

O Jubileu é um evento especial da Igreja Católica que se repete a cada 25 anos, também chamado Ano Santo. Trata-se de um ano de perdão, de reconciliação e indulgência. Os fiéis que se dirigirão e visitarão as Basílicas designadas poderão receber a indulgência plenária. O último Jubileu se realizou em 2000 no papado de João Paulo II. O próximo será em 2025, exatamente 25 anos depois. O Ano Santo é proclamado pelo Papa e tem início com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano.