Forania Nossa Senhora Aparecida realiza o DNJ no Santuário Diocesano

O último domingo do mês de outubro foi marcado pela celebração do Dia Nacional da Juventude, popularmente conhecido como DNJ.

Na Forania Nossa Senhora Aparecida o encontro foi realizado entre os dias 28 e 29 de outubro com a acolhida dos jovens no Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida.

Organizado em forma de acampamento, contou com a participação de 260 jovens das cidades de Bom Jardim de Goiás, Baliza, Aragarças, Piranhas, Caiapônia, Doverlândia, Arenópolis e Palestina de Goiás.

Oração do Santo Terço, Adoração ao Santíssimo Sacramento, Momento de louvor e de espiritualidade, Santa Missa e, de gesto concreto, a doação de fraldas geriátricas aos Lares de idosos de Aragarças, Bom Jardim e de Piranhas: assim foi vivenciada esta bonita e significativa experiência.

AGRADECEMOS A TODOS OS ENVOLVIDOS E LOUVAMOS A DEUS POR CADA JOVEM QUE PARTICIPOU, PARTILHANDO SUAS ALEGRIAS E ESPERANÇAS.

E como bem afirmou o Pe. João Netto (Paróquia São Pedro - Arenópolis) durante a homilia na celebração da Santa Missa do trigésimo domingo o Tempo Comum: “Vocês jovens não são o futuro da Igreja. Vocês são o presente!”

UM POUCO DE HISTÓRIA

O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985, quando a ONU criou o “Ano Internacional da Juventude”. A CNBB em sintonia com a ONU criou o Dia Nacional da Juventude como uma atividade permanente nas dioceses do Brasil.

Essa atividade permanente (DNJ) tem como objetivo unir as expressões juvenis para celebrar a vida das juventudes. Essa data é celebrada no terceiro domingo do mês de outubro, junto com o Dia Mundial para as Missões.

O DNJ é organizado em três momentos: antes, durante e depois:

• Antes: é produzido um subsídio cujo o tema é sempre ligado a Campanha da Fraternidade daquele ano. O subsídio traz alguns encontros preparatórios para os jovens em suas paróquias aprofundarem o tema proposto.
  • Durante: no dia marcado pela diocese os jovens se reúnem para celebrar a vida.
  • Depois: os jovens voltando para os seus grupos nas paróquias continuam a missão de refletir e colocar em prática tudo que foi aprofundado e celebrado.

Fonte: https://jovensconectados.org.br/por-que-existe-o-dia-nacional-da-juventude.html