Conheça a nova presidência da CNBB para o quadriênio 2023-2027

Bispos do Brasil que estão participando da 60ª Assembleia Geral da CNBB, elegeram nesta semana a nova presidência da entidade para o próximo quadriênio (2023-2027).

cerimônia de posse acontece na manhã da próxima sexta-feira (28).

Presidente: Dom Jaime Spengler

Reprodução/CNBB

Dom Jaime é arcebispo metropolitano de Porto Alegre (RS), tem 62 anos e foi ordenado bispo em 2010. Seu lema episcopal é “In Cruce Glorariari”, Gloriar-se na Cruz. O bispo estava ocupando a cadeira de 1º Vice-Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Em seu primeiro pronunciamento o arcebispo afirmou com alegria que recebe esta notícia com humildade e que é instrumento daquele que conduz a Igreja, o Senhor.

"Eu acolho a eleição com muita humildade, com tanta simplicidade, com temor e tremor, mas orientado pela fé de que quem conduz a Igreja é nosso Senhor, não somos nós. Nós somos instrumentos. Então é com esse espírito que me coloco a serviço, durante os próximos quatro anos, da nossa Conferência".Ao final de seu pronunciamento, agradeceu os presentes e reafirmou que "o Evangelho é a referência, não outra coisa".

:: Saiba mais sobre o perfil de Dom Jaime Spengler clicando aqui

1º Vice-Presidente: Dom João Justino

Divulgação/ CNBB

Dom João Justino é arcebispo de Goiânia (GO), tem 56 anos e foi ordenado bispo em 2012. Seu lema episcopal é: “Para dar testemunho da Luz”. O bispo estava atuando como presidente da Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação da CNBB.

Em seu primeiro pronunciamento como 1º Vice-Presidente, dom João Justino falou sobre o compromisso que assume ao lado de dom Jaime Spengler, presidente da CNBB, e ressalta que continuará servindo na bondade de Deus.

“Coloco-me à inteira disposição de continuar servindo a igreja no Brasil, confiando, sobretudo, na bondade de Deus”.

:: Saiba mais sobre o perfil de Dom João Justino clicando aqui

2º Vice-Presidente: Dom Paulo Jackson

Divulgação/ CNBB

Dom Paulo Jackson é bispo da Diocese de Garanhuns (PE), tem 54 anos e foi ordenado bispo em 2015. Seu lema episcopal é “In Verbo Tuo”. Atua desde 2019 como presidente da Regional Nordeste 2 da CNBB, onde também desempenha a função de referencial para a Doutrina da Fé.

Em seu primeiro pronunciamento afirmou que aceitou o cargo porque acredita que a tarefa principal da CNBB é evangelizar.

“É apresentar, sobretudo, o anúncio primeiro de nosso Senhor Jesus Cristo. Propor Jesus ao mundo. Essa é a nossa primeira tarefa fundamental”, disse o bispo de Garanhuns.

:: Saiba mais sobre o perfil de Dom Paulo Jackson clicando aqui!

Secretário-Geral: Dom Ricardo Hoepers

Divulgação/ CNBB

Dom Ricardo Hoepers é bispo da Diocese de Rio Grande, tem 52 anos e foi ordenado bispo em 2016. Seu lema episcopal “Elige Ergo Vitam” – Escolha a vida. O bispo ocupava a cadeira da presidência da Comissão para a Vida e a Família.

Em seu primeiro pronunciamento após a eleição, ele afirmou que recebe com muita alegria este cargo.

“Estou à disposição de todos os bispos do Brasil para exercermos esta importante tarefa”.

:: Saiba mais sobre o perfil de Dom Ricardo Hoepers clicando aqui!

Fonte: Portal A12