Forania São Sebastião realiza última reunião do Conselho Forâneo de Pastoral em 2022

Aconteceu na Paróquia São Benedito, em Acreúna, no dia 19 de novembro, a última reunião do Conselho Forâneo de Pastoral da Forania São Sebastião, neste ano de 2022. Estiveram presentes os padres da Forania, os três leigos animadores dos eixos missionários de cada Paróquia, seminarista e religiosas.

Na ocasião foi abordado o tema sobre a Paróquia, sua natureza missionária em comunhão com a Igreja Particular e as outras paróquias, suas necessidades de mudança de estrutura, passando de uma pastoral de manutenção para uma pastoral missionária, com foco formativo na realidade paroquial e comunitário. O estudo teve como fundamentação os documentos do Concílio Vaticano II e Pós-Conciliares, perpassando, também, pelas Conferências de Medellin, Puebla, Santo Domingo e Aparecida, sendo esta última a maior de destaque, concluindo com o Documento 100 da CNBB: "Comunidades de Comunidades, uma Nova Paróquia".

O estudo foi assessorado pelo Padre Nilton José Novato, pároco da Paróquia São Benedito e vigário forâneo da Forania São Sebastião. Na segunda parte do encontro aconteceu a aprovação das 35 propostas pastorais para a aplicabilidade das urgências do Plano Diocesano de Pastoral, a saber, os Cinco Pilares. O terceiro e último momento da reunião foi marcado pela avaliação da caminhada pastoral da Forania, se destacando pela maturidade da compreensão sobre a natureza da Forania e o papel do eixos missionários e seus animadores.