Dom João Justino toma posse como arcebispo metropolitano de Goiânia

0

A Arquidiocese de Goiânia vivenciou nesta quarta-feira, 16 de fevereiro, um momento histórico, a posse de seu quarto arcebispo, Dom João Justino de Medeiros Silva. A expectativa para esse momento importante começou no dia 25 de maio, aquela quarta-feira em que o então arcebispo Dom Washington Cruz completou 75 anos e apresentou ao papa Francisco sua carta de renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese, por motivo de idade, conforme o cân. 401 do Código de Direito Canônico.

No Brasil, tradicionalmente, nomeações, transferências de bispos e arcebispos são anunciadas às quartas-feiras. Passaram-se 40 quartas-feiras desde 26 de maio até o dia 16 de fevereiro deste ano, data da posse, momento em que a Igreja Particular de Goiânia rezava para que Deus enviasse um pastor segundo o seu coração.

Dom João foi nomeado pelo papa Francisco no dia 9 de dezembro de 2021 e tomou posse como novo arcebispo nesta celebração que aconteceu no Santuário-Basílica Sagrada Família. Nela, estiveram presentes todos os bispos do Regional Centro-Oeste da CNBB e bispos amigos de Dom João, além de Dom Washington Cruz e Dom Levi Bonatto, totalizando mais de 40 bispos e centenas de padres.

Na Bula Pontifícia, enviada pelo papa Francisco, documento que possibilita a Dom João Justino tomar posse como arcebispo da Arquidiocese, está escrito: “Com autoridade Apostólica agimos para que nas várias partes do mundo não faltem pastores que apascentem a grei do Senhor com o alimento dos Sacramentos e das Sagradas Escrituras”. Ainda na Bula, o Santo Padre roga sobre Dom João a proteção e a intercessão de Nossa Mãe Santíssima. “Oramos por ti, encomendamos todos os negócios pastorais à materna proteção de Nossa Senhora Auxiliadora e ademais a ti mesmo exortamos a que exerças o teu ministério com sumo empenho e ardente espírito, para que a comunidade arquidiocesana a cuja frente estás possa ser uma só em Cristo Jesus.”

No início da celebração, o novo arcebispo foi acolhido pelo coordenador do clero da Arquidiocese, padre Carlos Gomes. “Acolhemo-lo com alegria, pois o senhor é aquele que chega em nome do Senhor e, sob a proteção de Nossa Senhora, é bendito. O senhor chega para nos congregar na fé e nos aproximar ainda mais de Deus. Que o senhor possa nos ajudar a dar testemunho da luz em cada canto de nossa Arquidiocese.”

Dom João foi acolhido também pelo irmão Davi Nardi, presidente da CRB Regional Goiânia e também pela arquiteta Fabiana Longhi, que o fez em nome de todos os leigos da Arquidiocese.

Dom Waldemar Passini Dalbello, bispo da Diocese de Luziânia e presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB, acolheu o novo arcebispo em nome do regional. “Dom João, seja bem-vindo à fraternidade dos bispos do nosso regional. Quero dizer que é uma honra para nós termos o senhor aqui conosco a partir de agora.”

Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB Nacional, também fez questão de estar presente, pois foi reitor de Dom João quando ainda era estudante e depois trabalharam juntos como bispos em Belo Horizonte. “Querido irmão, como presidente da CNBB, cabe a mim dizer que somos acima de tudo um colegiado de irmãos e uma fraternidade. Cabe a nós, bispos, rezarmos uns pelos outros para que o rebanho do Senhor seja sempre apascentado. As letras Apostólicas demonstram a confiança que o Santo Padre deposita no senhor e cabe a nós ajudá-lo com nossas orações.”

Após esse momento, os padres que formam o Colégio de Consultores, religiosos, religiosas e uma família prestaram reverência a Dom João, gesto que representa a unidade e a disponibilidade do povo de Deus em cooperar com o novo arcebispo.

Em sua homilia, Dom João Justino se apresentou como quarto arcebispo de Goiânia: “Eis me aqui” e agradeceu ao papa Francisco a sua confiança. “Estou feliz de ter dito sim ao Santo Padre que, em nome da Igreja, me enviou. Não foi isto que a pouco ficou demonstrado quando apresentei as Letras Apostólicas de minha nomeação? Agradeço a confiança da Igreja ao me conferir esta missão. Agradeço ao papa Francisco. Creio que a vontade de Deus é esta.”

“Somos e estamos aqui todos como irmãos. Nesta grande fraternidade eclesial apresento-me com as palavras de Jesus, tal qual acabamos de escutar na proclamação do Evangelho: ‘Estou no meio de vós como aquele que serve’. Mas, damo-nos conta de que a discussão entre os discípulos, sobre qual deles seria o maior, se deu à mesa da eucaristia”.

Dom João agradeceu a presença de todos e disse que vai caminhar em unidade com o clero e com todo o povo de Deus.

Ao arcebispo emérito, Dom João disse: “Meu querido Dom Washington, meu querido patriarca. Sucedê-lo é uma bênção e uma grande responsabilidade. O senhor ofereceu sua vida à Igreja do Brasil, particularmente neste Regional onde está como bispo há 35 anos. Os seus últimos 20 anos de zelo, cuidado e serviço à Igreja de Goiânia nos permitem, hoje, avançar mais seguros. Qualquer agradecimento que eu lhe fizer será muito pouco por tudo o que o senhor fez. Já disse ao senhor que quero tê-lo como referência. Escutá-lo será muito importante para compreender o que esta Igreja pede de mim. Saiba que terei a alegria de zelar por seu bem-estar”.

Ao final de sua homilia, o novo arcebispo colocou seu ministério à frente da Arquidiocese nas mãos de Nossa Senhora Auxiliadora e convidou a todos, de pé, a cantar a Ave Maria composta pelo Venerável Padre Pelágio Sauter. “Quero colocar meu ministério e a vida de cada um de vocês, irmãos e irmãs, nas mãos daquela que se apresentou como serva do Senhor, a virgem pobre de Nazaré, modelo para nosso serviço, Maria, nossa querida Mãe Auxiliadora. E faço isso com a ajuda de todos vocês que sabem cantar tão bonito a ‘Ave Maria’.”

Dom João Justino chega para dar testemunho da luz, ou seja, para colocar o seu lema episcopal a serviço do povo de Deus presente nesta Igreja de Goiânia.

Marcos Paulo
Fotos: Rudger Remigio e Danilo Eduardo
Vicom (Vicariato para a Comunicação/Arquidiocese de Goiânia)

Comments are closed.