Formação e cuidado dos presbíteros, e pastoral e as consequências da pandemia norteiam reunião do CONSER

Teve início nessa segunda-feira, 25 de outubro, e segue até quinta-feira, 28, o CONSER (Conselho Episcopal Regional) que reúne todos os bispos do Regional Centro-Oeste da CNBB (Igreja em Goiás e Distrito Federal). O evento, que acontece no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF) em Goiânia, foi aberto com a Santa Missa na Capela do Santíssimo Sacramento, presidida pelo bispo diocesano de Uruaçu (GO) Dom Giovani Carlos.

Em sua homilia, Dom Giovani refletiu sobre as leituras do dia destacando que, conforme a Leitura de São Paulo aos Romanos (Rm 8,12-17), viver segundo o espírito é viver como filhos de Deus. Para isso, é preciso deixar o espírito nos conduzir. Refletindo sobre o evangelho (Lc 13,10-17) ele enfatizou que “a caridade está acima da lei”, ao comentar sobre o episódio em que Jesus realiza uma cura em dia de sábado e é reprovado pelos chefes da sinagoga

Após a missa, o bispo da Diocese de Luziânia(GO) e presidente do Regional Centro-Oeste, Dom Waldemar Passini Dalbello, concedeu entrevista em que falou sobre como será o CONSER nos próximos dias. De acordo com ele, a volta do encontro dos bispos de modo presencial significa um discernimento de que as condições do momento da pandemia já possibilitam encontros como esse, desde que sejam seguidas todas as normas sanitárias, assim como vem acontecendo com outras dimensões da vida, como é o caso das escolas e reuniões diversas e encontros.

Dom Waldemar também falou sobre os temas que serão abordados no encontro. Nesta terça-feira, 26, haverá trabalhos sobre “Experiências administrativas e cuidado dos Presbíteros”, com a assessoria do padre José Luiz, da Diocese de Catanduva (SP) e outro momento de trabalhos sobre “A dimensão pastoral missionária na formação inicial dos presbíteros”. “Precisamos estar atentos à sobrecarga que vivem os nossos sacerdotes, por isso, queremos avaliar, ouvir experiências. É importante estarmos atentos às perspectivas de futuro também. Como acompanhar os padres idosos, por exemplo: os recursos, os lugares de acolhida, a convivência entre eles”, disse. Além desses, outros temas serão trabalhados na pauta do CONSER. Na quarta-feira, 27, haverá um diálogo sobre colegialidade, com o bispo diocesano de Anápolis, Dom João Wilk.

No dia 29 a tarde e no dia 30 pela manhã, acontece a Avaliação Anual Regional (On-line) cujo objetivo é avaliar a caminhada pastoral do regional. Neste ano tem como tema “A Pastoral e as consequências da pandemia – à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil-DGAE”, com a assessoria do secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Dom Joel Portella. Sobre a temática, Dom Waldemar comentou que é preciso refletir sobre os pontos positivos que conquistamos ao longo da pandemia sem negar os pontos difíceis que vivemos. “Sofremos muito neste período, mas também conquistamos, portanto, é preciso refletir sobre isso e avaliar para onde estamos caminhando neste tempo de pandemia que se prolonga e que traça um horizonte de evangelização que precisamos entender e nos preparar”, comentou.

Cuidados com os bispos
Durante o CONSER, os bispos seguirão todos os cuidados sanitários a fim de se prevenirem do coronavírus. Distanciamento, uso de máscara e de álcool em gel são alguns deles. Por ter amplos espaços abertos, o local de realização do evento, o Centro Pastoral Dom Fernando também ajuda muito neste sentido. Todos os bispos também já foram vacinados com as duas doses da vacina. Alguns deles até com a terceira dose.

O CONSER reúne os bispos das 12 dioceses que compõem o Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal).

VEJA FOTOS, CLIQUE AQUI

Fonte e fotos: CNBB - Regional Centro-Oeste