COMISSÃO PARA OS MINISTÉRIOS ORDENADOS E A VIDA CONSAGRADA REÚNE-SE COM BISPOS REFERENCIAIS DOS REGIONAIS

0

A Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB realizou na manhã desta quarta-feira, 10 de março, uma reunião virtual com os bispos referenciais dos regionais. Na pauta, troca de experiências, o mês vocacional e a proposta do ano Vocacional 2023.

Na abertura, dom João Francisco Salm, presidente da Comissão, informou que o motivo da ocasião era o de fazer uma partilha e informar a todos os presentes sobre o que a Comissão Nacional planeja, pensa e discute. “Isso nos aproxima e dá um pouco de consistência aos nossos trabalhos”, disse. Dom Lindomar Rocha, bispo diocesano e referencial do regional Centro-Oeste, também participou da reunião.

Momento de partilha entre os regionais

Num primeiro momento, cada bispo teve a oportunidade de se apresentar e falar um pouco sobre a realidade em seu âmbito.

Dom José Albuquerque, bispo auxiliar de Manaus, relembrou o falecimento de dom Sergio Castriani e disse que o regional Norte 1 estava triste com a perda. Na sequência, explicou sobre os serviços pastorais do regional. “Caminhamos dentro das possibilidades porque os desafios são muitos, a exemplo da distância, da questão econômica que são preocupantes em nossa realidade. “Temos poucos agentes para trabalhar na formação, no acompanhamento de padres e diáconos, mas temos muito heroísmo, dedicação, onde a grande força está nos leigos e leigas. São eles que dinamizam a ação”, completou.

Dom José também falou sobre a segunda onda da pandemia e as dificuldades enfrentadas em Manaus, por conta da crise na saúde pública. “Vivemos com muita esperança, engajamento e comprometimento por parte das pastorais e movimentos”.

Dom André Vital , bispo de Limoeiro do Norte (CE), representante do Nordeste 1, disse ser praticamente sozinho no regional. “Somos um regional grande geograficamente, mas com poucas dioceses e pouca gente para assumir as diversas comissões”.

Em relação à questão da Pastoral Vocacional, dom André disse que fez várias reuniões mesmo que de forma online e com muito proveito.  “Temos previsto um encontro, no final do mês de março, com a CMOVIC. Uma de nossas lamentações é que muitas das dioceses não puderam receber novos seminaristas, por causa dessa precariedade do atendimento”.

Já dom Egídio Bisol, bispo de Afogados da Ingazeira, em Pernambuco, falou que no regional nordeste 2 as tarefas são divididas. Ele acompanha os diáconos permanentes. “Sempre tivemos contato com os diáconos, mas é claro que tudo está meio parado nesse sentido de organização geral, por conta da pandemia”.  Já dom Antônio Carlos Cruz Santos, também do nordeste 2,  – disse que para esse ano está programado um encontro online, com roteiros, sobre o tema da afetividade. “O regional não é fácil de articulação porque envolve várias dioceses, então a parte online facilita, ao mesmo tempo que empobrece”, salientou.

Também os outros bispos falaram sobre suas dificuldades e realizações no âmbito da animação vocacional.

Proposta do Ano Vocacional 2023

A realização de um terceiro Ano Vocacional está na pauta, para votação, da próxima Assembleia Geral da CNBB, a 58º, que acontecerá nos dias 12 a 16 de abril, de forma online. A iniciativa já havia sido aprovada em reunião do Conselho Permanente da CNBB.

Nesta reunião com os referenciais, os bispos tiveram a oportunidade de apreciar a proposta, oferecida pela Comissão. Na ocasião, dom Salm recordou os anos vocacionais anteriores. O primeiro foi realizado em 1983 e ampliou o reconhecimento de que toda a comunidade cristã é responsável pela animação vocacional. O segundo, em 2003, promoveu um novo despertar vocacional.

Dom Salm ressaltou que, se aprovado em Assembleia, este terceiro será realizado em um contexto muito favorável. Em âmbito mundial citou o Sínodo dos Bispos de 2018, que tratou sobre os jovens, a fé e o discernimento vocacional; a Exortação Apostólica Christus Vivit, do Papa Francisco; o Sínodo em 2022. Já em âmbito nacional falou sobre o 4º Congresso Vocacional, com o tema “Vocação e Discernimento” e as atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).

Após a fala de dom Salm, todos os bispos presentes estiveram de acordo com a realização do Ano Vocacional e se propuseram a divulgar a iniciativa em seus regionais.

Padre João Cândido Neto, assessor da Comissão, salientou que seria importante a motivação dos bispos sobre a importância do Ano e explicou que só assim, na AGCNBB, teria um maior número de bispos aprovando a iniciativa.

Dom Bernardino Marchió, bispo emérito de Caruaru (PE), reforçou que um ano vocacional seria muito importante. “Será uma resposta a uma Igreja que deve se renovar depois da pandemia”, comentou.

Mês Vocacional 2021

Dom José Albuquerque apresentou o cartaz do Mês Vocacional 2021 aos bispos. Falou sobre a importância do mês e disse que a iniciativa não é só da comissão, mas que queria que toda a Igreja no Brasil a assumisse.

“Cristo nos salva e nos envia” é o tema do Mês Vocacional proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para o ano de 2021. O tema surge da Exortação Apostólica Pós-Sinodal, Christus Vivit, dentro do projeto do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional do Brasil (ChV 118-123). O lema para o período é “Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna” (cf. Jo 5,24).

A Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB também irá oferecer um subsídio com o título “Hora Vocacional 2021”. O material está sendo elaborado com o objetivo de oferecer algumas celebrações não apenas para o mês de agosto, mas para todo o ano.

Saiba mais sobre o mês (aqui).

Pós Congresso Vocacional

O 4º Congresso Vocacional do Brasil foi realizado de 05 a 08 de setembro, em 2019, no Centro de Eventos do Santuário Nacional Nossa Senhora de Aparecida, em Aparecida (SP). Houve o estudo do tema “Vocação e Discernimento”, que refletiu sobre a necessidade da oração em prol das vocações e acima de tudo expandir a temática para todos os âmbitos eclesiais e sociais.

Nesta reunião, dom José Albuquerque ponderou a importância de se realizar um pós-congresso nos regionais. “Precisamos incentivar que as equipes regionais estudem o texto “Vocação e Discernimento”, do último, e realizem um pós-congresso”, afirmou.

Fonte: CNBB

Comments are closed.