Clarificando o Plano Diocesano de Pastoral

0

A concretização do IV Plano Diocesano de Pastoral da Diocese de São Luís de Montes Belos, a sua operacionalização, nos moldes de aplicabilidade na realidade concreta de nossas paróquias, comunidades, pastorais, movimentos e organismos em vista de uma evangelização que nos leve cada vez mais a “Dar razão de nossa Esperança”, de forma madura, e, em comunhão e participação, tem seu ponto de partida na vivência real da Palavra, do Pão, da Caridade e da Missão, na construção de uma Igreja toda vocacionada e missionária: descobrir, seguir e anunciar o Cristo, uma vez que Ele é nossa Esperança.

O modelo de Projeto de Pastoral que estamos concretizando parte da realidade de nossas comunidades, isto é, nasce de baixo para cima (das assembleias paroquiais e diocesana), uma vez que é lá na paróquia que este Projeto ganha corpo e se torna visível em todas as instâncias forânicas e Diocesanas através da representação de seus membros. Portanto, objetivamente, como fica esta organização?

Vamos partir das três linhas de ação: Iniciação à Vida Cristã (IVC), Vida e
Comunidade (VeC) e Caridade e Missão (CeM).

I - Cada linha de ação é composta de um grupo de pastorais e movimentos:

  1. Iniciação à Vida Cristã (IVC): Pastorais estruturais (toda paróquia deve ter): Pastoral Catequética, Pastoral Familiar, Pastoral Litúrgica. Demais pastorais desta linha de ação: Batismo, Movimentos (ECC, EAC, EJC. Cursilho, etc…).
  2. Vida e Comunidade (VeC): Pastorais estruturais (toda paróquia deve ter): Pastoral do Dízimo, Pastoral Vocacional e Pastoral Juvenil. Demais pastorais desta linha de ação: PasCom, Educação, Novas Comunidades, Equipes de articulação, Ministérios Extraordinários, Apostolado da Oração, RCC, Focolares, terço dos homens, Mães que rezam, etc…
  3. Caridade e Missão (CeM): Caritas, Campanha Fraternidade, Pastoral da Criança, CPT, SSVP, Carcerária, Saúde, Sobriedade, Pessoa Idosa, etc…

II – Cada linha de ação terá um coordenador (animador) a nível paroquial, forânico e diocesano, este tem a função de acompanhar, incentivar, animar e articular a sua linha de ação. Ele não substitui o coordenador de cada pastoral e movimento em si, ou seja, cada pastoral e movimento tem o seu coordenador, como sempre teve. O coordenador de linha de ação tem a função de estar junto como um articulador de ação. Os coordenadores das três linhas de ação, portanto, assim se estabelece:

  1. Coordenadores das três linhas de ação na paróquia: são eleitos pelo CPP (Conselho Paroquial de Pastoral), estes têm a função de representar a paróquia na Forania, participando das reuniões na Forania e levando as decisões para seu grupo de pastoral na paróquia e articulando com os mesmos as atividades planejadas. Cabe lembrar que, o CPP será composto de no máximo 12 pessoas, como organismo de decisão. Podendo haver reuniões ampliadas com demais participantes para planejar atividades já estabelecidas pelo CPP. Quem faz parte do CPP? Padre, Diáconos, Religiosas (os), Coordenadores de Comunidades constituídas (com Coordenação, Dizimo e Catequese), coordenadores de pastorais estruturais e outras a quem se acham necessária a participação, desde que não ultrapasse 12 membros.
  1. Na Forania participam os padres da Forania, religiosas, diáconos e os três coordenadores (animadores) das linhas de ação de cada paróquia, ou seja, terá três membros de cada paróquia nas reuniões da Forania, além dos padres, diáconos e religiosos, se houver. Cada pastoral estrutural terá um coordenador forâneo (padre), escolhido na reunião da Forania.
  2. Cabe a Forania eleger entre seus membros (leigos), um de cada linha de ação, que irão para o Conselho Diocesano de Pastoral.

Portanto, assim ficam constituídos os Conselhos de Pastoral:

  1. Paroquial (CPP): Padre, Religioso (a), Diácono presentes na paróquia, os três coordenadores (animadores das linhas de ação), coordenadores de pastorais estruturais, coordenadores de Comunidades estruturadas (Com coordenador, pastoral do Dízimo e Catequese) e demais pessoas convidadas. (máximo de 12 pessoas).
  2. Conselho de Pastoral da Forania: Padres, Diáconos, religiosos (as) e animadores (coordenadores) de cada linha de ação das paróquias (três membros de cada paróquia, um de cada linha de ação).
  3. Conselho Diocesano de Pastoral: Bispo Diocesano, Vigário Geral, Vigários Episcopais, Vigários Forâneos, coordenadores (animadores) das linhas de ação (três de cada Forania, ou seja, um de cada linha, eleitos na Forania) e coordenadores diocesanos de pastorais, se houver.

Que Nossa Senhora Mãe da Santa Esperança e São Luiz Gonzaga, nossos padroeiros diocesanos nos acompanhem nesta missão e intercedam por nós, como Igreja de comunhão e participação.

Padre Nilton José Novato
Pároco da Paróquia São Benedito – Acreúna
Vigário forâneo da Forania São Sebastião.

Comments are closed.