Seminário Maior agradece ao Pe. Joaquim os 16 anos de serviço à formação

Na segunda-feira, vésperas da Solenidade da Imaculada Conceição, o Seminário Maior São Luís Gonzaga, em Aparecida de Goiânia, comemorou os 16 anos de sacerdócio do Pe. Joaquim Gonçalves de Morais, reitor do mesmo. A Santa Missa, marcada pelo sentimento de gratidão, foi presidida pelo Pe. Joaquim e concelebrada por Dom Lindomar, bispo diocesano, e Dom Carmelo Scampa, bispo emérito.

Na homilia, Dom Lindomar ressaltou a importância da Solenidade celebrada, pois, "se em Eva fomos todos condenados, em Maria, fomos todos contagiados", afirmou ele. O bispo, referindo-se ao aniversário de Ordenação Presbiteral do Pe. Joaquim, acrescentou que após 2004 anos daquele "sim" generoso de Maria, foi a vez do Pe. Joaquim dar seu "sim". Ele encerrou agradecendo toda a doação e dedicação à formação dos sacerdotes diocesanos ao longo desses anos.

Ao final da Celebração, Dom Carmelo Scampa, que acolheu o Pe. Joaquim no início da caminhada vocacional e o ordenou, fez questão de ressaltar o apreço e amizade com o padre. Agradeceu toda a confiança e empenho ardoroso à causa vocacional e a toda a Diocese, principalmente nos últimos anos como vigário geral. Também os seminaristas dirigiram o agradecimento ao reitor pela doação, testemunho, espírito paterno e preocupação com o crescimento de todos. Desejaram uma frutífera missão, agora à frente de uma Paróquia. Em seguida, foi a vez do padre agradecer o carinho e amizade de todos, acrescentando que em momento algum se arrepende da decisão tomadas, mesmo com tantos percalços ao longo desses anos.

O Pe. Joaquim foi ordenado sacerdote em 08 de dezembro de 2004, em Augustinópolis- TO, sua cidade natal. Desde então, assumiu a missão de cuidar das vocações sacerdotais na Diocese. Primeiro, por um ano, no Seminário Menor Mãe da Santa Esperança, em São Luís. Depois, por 15 anos como reitor do Seminário Maior São Luís Gonzaga. Nesse período, acompanhou a ampliação da primeira casa, em Goiânia, e a construção do prédio atual do Seminário, em Aparecida de Goiânia. Em janeiro, irá assumir a Paróquia Nossa Senhora da Guia, em Firminópolis.

Para marcar a doação do Pe. Joaquim aos Seminários, foi elaborada uma revista comemorativa com os testemunhos de padres, seminaristas e leigos que conviveram com o Pe. Joaquim. Confira a revista clicando aqui.