PASTORAL DA SOBRIEDADE

Assessor: Ir. Ana Petronília de Sousa A Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da Igreja para o enfrentamento, de maneira concreta, do problema social da exclusão, miséria e violência. Nasceu em 1998, na 36ª Assembléia dos Bispos do Brasil, para responder à delicada questão do uso de drogas. E hoje, vai além. Trata de qualquer tipo de dependência - química ou não – vícios, manias, compulsões ou pecados. Atua de forma orgânica. É uma Pastoral Social, de Inclusão e Conjunto. É a resposta imediata na Paróquia ao flagelo da dependência química. Propõe 5 linhas de ação: Na PREVENÇÃO ao uso de drogas. Na INTERVENÇÃO junto a quem experimentou a droga, mas ainda não se tornou dependente dela. Na RECUPERAÇÃO do dependente químico. Na REINSERÇÃO FAMILIAR E SOCIAL do dependente em sobriedade. Na ATUAÇÃO POLÍTICA onde entendemos todas as formas de articulação e diálogo. E inicia suas atividades de forma concreta através da abertura do GRUPO DE AUTO-AJUDA DA SOBRIEDADE na Paróquia.