Por que ser católico?

Para viver em comunidade

A Igreja – Povo de Deus que proclama e celebra a sua fé, é comunidade de santificação e de culto. Com gratidão e alegria, vivemos a fé recebida dos Apóstolos. É bom lembrar que a Liturgia supõe a fé e que a fé deve ser aprofundada pela catequese.

O Pai, conforme promessa, atende à oração da Igreja feita em nome de Jesus, e o Espírito Santo transforma em vida divina o que é submetido ao Seu poder. As celebrações litúrgicas exprimem e desenvolvem a comunhão na Igreja, e são eficazes porque nelas está presente e age, por Seu Espírito, o próprio Cristo Jesus.

Para viver com Cristo
A Liturgia é a celebração do Mistério de Cristo e, em particular, do Seu Mistério Pascal, que é o centro da obra da salvação. Cristo, morrendo e ressuscitando, destruiu a nossa morte e nos introduziu na vida nova. Este é o grande Mistério da fé que celebramos com reverência e alegria. Toda vez que fazemos memória de Jesus pela ação litúrgica, participamos de sua morte e ressurreição – Páscoa. Esse fato central de nossa fé é atualizado: acontece para nós e em nós, hoje, aquilo que é celebrado. Na Liturgia acontece a nossa salvação, a comunhão de vida com Deus e os irmãos. Por isso, a Igreja jamais deixou de reunir-se para celebrar o Mistério Pascal de Cristo. Jesus está presente nos Sacramentos, de tal forma que quando alguém batiza, é Cristo mesmo que batiza; está presente pela sua Palavra, pois é Ele mesmo que fala quando se leem as Sagradas Escrituras; está presente, sacramentalmente, nas espécies de pão e vinho consagrados. A conversão, nossa conformação com Cristo, é o objetivo final do Plano de Salvação e a razão porque nós nos reunimos para celebrar a Liturgia. É bom lembrar que a celebração ritual deve exprimir uma realidade interior, espiritual e coerente com a vida que se vive.
Para celebrar juntos
É celebrando juntos que nos tornamos Igreja e temos a possibilidade de viver a realidade de ser Igreja. Cada assembleia litúrgica é “Páscoa” e “Pentecostes”. Não pode ser considerada como uma atividade em meio a outras. Ela é fonte de vida da Igreja e de cada discípulo. A Liturgia faz a Igreja. Porque é nela que o Ressuscitado vem ao encontro da comunidade de fé e com Seu Espírito nos ilumina e transforma, faz-nos participar de sua vida de comunhão com o Pai e nos envia de volta ao mundo, renovados e santificados.