Ajude a sua Igreja

Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria” (2Cor 2,7)

Completamente diferente da lógica do mundo, a Igreja está pautada na lógica divina, que são a doação e o amor gratuito. A Igreja vive da caridade e para a caridade! Inserida nesta dinâmica, recebe dos fieis todos os tipos de contribuições, de modo específico, a financeira, como um ato de gratidão a Deus, pelo que receberam e por tudo que possuem; é um modo concreto de colaborar com a comunidade/paróquia. É um compromisso consciente e generoso com a evangelização e com os pobres desta terra. E é por meio da sua ajuda que a Igreja realiza as diversas obras e serviços dentro das dimensões: RELIGIOSA, ECLESIAL, MISSIONÁRIA E CARITATIVA/SOCIAL. O compromisso com a comunidade sempre vem de uma experiência com Deus. Quando se entende o valor do Evangelho, queremos colaborar com a Igreja, para que continue a missão de propagar o Evangelho, de formar novos agentes de pastoral, novos pastores, melhorias nas estruturas locais, constituir novos espaços de evangelização, assistir os mais necessitados e outros. Como levar os irmãos à experiência de Deus e poder oferecer condições mais dignas de vivência?
DÍZIMO

“Dízimo é partilha! O dizimo de hoje constrói a Igreja do amanhã

Hoje, o dízimo é uma Devolução regular e proporcional aos rendimentos do fiel, que todo batizado deve assumir. É uma forma concreta que o cristão tem para manifestar a sua fé em Deus e o seu amor ao próximo, por meio dele que a Igreja se mantém em atividade, sustenta seus trabalhos de evangelização e realiza muitas obras de caridade e assistência aos menos favorecidos. O dízimo é um compromisso. Representa a nossa vontade de colaborar, de verdade, com o Projeto Divino neste mundo. Procure sua paróquia e seja um dizimista!
COLETAS NAS MISSAS
A Coleta é algo que se dá além do dízimo, é uma entrega sem compromisso, que podemos fazer em qualquer Igreja, sem necessariamente ter uma periodicidade. A Apresentação das Oferendas é o momento propício em que os fiéis podem demonstrar sua participação e seu comprometimento, pois apresentam os frutos de seu trabalho. Atualmente, uma das maneiras de apresentar os frutos de nosso trabalho é essa oferta em dinheiro. Desta maneira, temos a oportunidade de unir nossa oferta, nosso sacrifício à oferta e sacrifício de Jesus, que nos dá Seu Corpo e Sangue.
DOAÇÕES ESPECÍFICAS
Além da contribuição ordinárias, outro tipo de contribuição é de doação de alimentos, materiais, roupas, entre outras coisas. É uma doação a mais, que podemos fazer espontaneamente para auxiliar determinada Igreja, os irmãos mais necessitados que frequentam aquela comunidade e, até mesmo, a Diocese. Como por exemplo, você pode ajudar:
  • A sua Paróquia – Comunidade
  • A Diocese – Cúria e Obras Pastorais: Casa São Paulo e o CTL.
  • O Seminário Menor Mãe da Santa Esperança
  • O Seminário Maior São Luiz Gonzaga
  • A Fazenda da Esperança
  • As Obras Sociais
CAMPANHA DA EVANGELIZAÇÃO
O objetivo da Campanha para a Evangelização é motivar os fiéis a participarem efetivamente da missão da Igreja por meio do testemunho de vida, de ações pastorais específicas e da garantia de recursos para a ação pastoral. É um convite à Igreja no Brasil no período do Advento à reflexão de como o Natal de Jesus inspira o compromisso dos cristãos. Os recursos arrecadados são distribuídos da seguinte maneira: 45% dos recursos ficam na própria diocese; 20% vão para o Regional da CNBB para as iniciativas evangelizadoras, como as atividades de formação e 35% se destinam à CNBB nacional que é usado para a manutenção da instituição e também o financiamento de ações pastorais.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE
É muito importante que todos os cristãos católicos tenham em mente que a Campanha da Fraternidade se expressa concretamente pela oferta de doações em dinheiro na coleta da solidariedade, que é realizada no Domingo de Ramos. É um gesto concreto de fraternidade, partilha e solidariedade, feito em âmbito nacional, em todas as comunidades cristãs, paróquias e dioceses. A Coleta da Solidariedade é parte integrante da Campanha da Fraternidade. A Igreja espera que com esta motivação todos participem, oferecendo sua solidariedade em favor das pessoas, grupos e comunidades, pois: “Ao longo de uma história de solidariedade e compromisso com as incontáveis vítimas das inúmeras formas de destruição da vida, a Igreja se reconhece servidora do Deus da vida” (DGAE, n. 66). O gesto fraterno da oferta tem um caráter de conversão quaresmal, condição para que advenha um novo tempo marcado pelo amor e pela valorização da vida. O resultado integral das coletas realizadas nas celebrações do Domingo de Ramos, Coleta da Solidariedade, com ou sem envelope, será encaminhado pela paróquia à Diocese. Do total arrecadado por esta coleta, a Diocese envia 40% ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), gerido pela CNBB. A outra parte (60%) permanece na Diocese para atender projetos locais, pelos respectivos Fundos Diocesanos de Solidariedade (FDS).