Aberta a fase diocesana do Sínodo dos Bispos

Sinodalidade não é uma ideia, é algo prático e que começa nas pequenas decisões, em sentar e discutir; ver como está a ação evangelizadora na paróquia - Dom Lindomar Rocha

Na segunda-feira (18), a Diocese de São Luís de Montes Belos deu início a fase diocesana do Sínodo dos Bispos 2021-2023, convocado pelo Papa Francisco. O início da caminhada sinodal foi feito com a Celebração Eucarística presidida por Dom Lindomar Rocha, na Catedral São Luís Gonzaga, e concelebrada pelo Clero diocesano. Também participaram os diáconos, religiosos, seminaristas e representantes das paróquias.

No início da homilia, Dom Lindomar manifestou a alegria de poder ter a presença dos representantes das paróquias, após mais de um ano sem celebrações diocesanas com a presença de todas as comunidades da Diocese. O bispo também apresentou alguns passos que serão dados no processo sinodal, tais como a avaliação das ações positivas já feitas nas paróquias e o exame de consciência das ações que não estão produzindo frutos.

Ainda, segundo Dom Lindomar, "o Sínodo é um momento de privilégio para nós. É um momento no qual, saindo da pandemia, praticando a teologia sinodal, tenho certeza que toda a Igreja - e também a nossa - iniciaremos um caminho que vai nos levar direto Àquele que tudo isso começou, o Senhor". E concluiu motivando os presentes: "vamos encontrá-Lo de novo, vamos vê-Lo de novo. Quando O encontrarmos e O vermos, entenderemos que nenhum sacrifício foi grande, porque a esperança de reencontrá-Lo novamente apaga todo o sofrimento".

Os responsáveis pela condução dos trabalhos na Diocese serão o coordenador de pastoral, Pe. João Aurélio Almeida Alves, e a sra. Erenice Jesus, da Paróquia Senhor Bom Jesus (Aragarças). A partir de agora, em todas as paróquias haverá o processo de escuta dos fiéis, orientados pelo subsídio disponibilizado pelo Vaticano.