Padre Antônio Vermey – 10 anos de falecimento do Administrador diocesano em 2002

A Diocese de São Luís de Montes Belos, nesta segunda-feira, dia 03 de maio, faz memória dos 10 anos de falecimento de Padre Antônio Vermey.

Saudosa, a Diocese recorda quem desde o início da fundação desta Igreja Particular, juntamente com Dom Stanislau van Mellis, primeiro bispo diocesano, trabalhou incansavelmente pela evangelização.

Chegou na Diocese em março de 1968. Trabalhou nas paróquias de Palmeiras de Goiás, Cezarina, Ivolândia, Moiporá, Córrego do Ouro, Palminópolis, entre outras comunidades, com assistências pastorais e cursos.

Foi responsável pela coordenação da catequese, formando um Centro Diocesano, que atuou em formações e capacitações de catequistas, além de lecionar por muitos anos ensino religioso nas escolas.

Em 1971 iniciou o Curso de Canto Diocesano, trabalho realizado por 35 anos consecutivos – o curso chegou a ter 600 participantes por ano. Elaborou o primeiro livro de canto da Diocese, “Cantai ao Senhor um canto novo”, utilizado em todas as comunidades da Diocese.

Em 1980, além das responsabilidades de assistência ao Movimento do Cursilho de Cristandade e dos Ministros Extraordinários da Eucaristia, foi o responsável pela Coordenação Diocesana de Pastoral, iniciando na Cúria o primeiro Centro Diocesano de Pastoral.

No segundo semestre de 2002, na transição do governo episcopal de Dom Washington Cruz para Dom Carmelo Scampa, período em que a Diocese estava vacante, Padre Antônio foi eleito Administrador Diocesano pelo Colégio dos Consultores, assumindo o comando da Diocese neste período.

Em 2003, por período provisório, foi Vigário Geral da Diocese. No final do mesmo ano foi nomeado Ecônomo Diocesano e responsável pelo Fundo Diocesano de Carros, exercendo este trabalho até o final da sua vida.

Juliana Ladário, contadora da Diocese, trabalhou com Padre Antônio no antigo Centro de Pastoral e posteriormente no Economato. Ela diz: “Pe. Antônio era sério, discreto, falava pouco, sempre franco e objetivo em suas falas; ao mesmo tempo, um grande amigo, capaz de ajudar e colaborar no que fosse preciso. Tinha muitas funções diocesanas. Com ele, trabalhei muitos anos fabricando os livros de canto da Diocese, no Centro de Pastoral, e alguns anos depois fui para a administração diocesana.”

Padre Antônio Vermey se destacou por sua personalidade: um homem à frente do seu tempo, com posições firmes e muita prudência. As inúmeras obras por ele realizadas e implementadas, seja na pastoral, na administração diocesana e no campo da promoção humana, confirmam a largueza de seu horizonte, sua missionariedade, sua fé, como também sua capacidade empreendedora.

A Diocese, em seu Jubileu de Diamante, celebra a memória dos 10 anos de falecimento do Padre Antônio Vermey, com a certeza que ele nos acompanha lá do céu em nossa peregrinação rumo a casa do Pai. Seu amor e zelo pela Diocese de São Luís de Montes Belos prossegue na eternidade, pois cremos na comunhão dos santos.

Que este testemunho de fé, serviço e doação, jamais seja esquecido.