Dom Lindomar Rocha é ordenado em Minas Gerais

No último sábado, 14, aconteceu em Curvelo (MG), a Ordenação Episcopal de Dom Lindomar Rocha Mota, nomeado pelo Papa Francisco como nosso bispo. A Celebração Eucarística foi presidida por Dom Darci José Nicioli, C.Ss.R, arcebispo de Diamantina (MG). Os bispos consagrantes foram Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, Dom José Francisco Rezende Dias, arcebispo de Niterói (RJ), além de vários bispos, entre eles, nosso Administrador Apostólico, Dom Carmelo Scampa. Na homilia, Dom Darci falou que o serviço deve ser a palavra central para entender o episcopado. Segundo ele, “o bispo recebe a plenitude do sacramento da ordem para ser ministro de Cristo e dispensador dos mistérios de Deus, garantia da unidade de sua Igreja, testemunho do evangelho, administrador da justiça e instrumento do Espírito. Por isso, os escolhidos ao episcopado recebem a efusão dos dons do Espírito Santo, mediante a imposição das mãos e a oração de consagração. ” Ao final da Celebração, representantes da Paróquia Santo Antônio (onde era pároco), do Clero de Diamantina e Dom Walmor proferiram mensagens a Dom Lindomar. Nossa Diocese expressou sua gratidão através do Pe. Márcio Jean, representando o Clero diocesano e de Dom Carmelo Scampa, representando toda a Diocese. Por fim, o bispo ordenado também manifestou seus agradecimentos aos que fizeram parte de sua caminhada até agora e se dirigiu aos fiéis da nossa Diocese dizendo: “meu amor por vocês já é grande e anima na missão. Este amor reforça a convicção de que devo ir para juntar-me a vocês”. Dom Lindomar assumiu como lema de ordenação o trecho retirado da primeira carta de Pedro: “Gratia et Pax multiplicetur” (Graça e Paz abundantemente). Nossa Diocese foi representada por uma caravana composta por Dom Carmelo, padres, diáconos, religiosos (as), seminaristas e vários agentes de pastoral. Este grupo ficou também para a primeira Missa presidida por Dom Lindomar, no domingo (15), na Igreja Matriz de Santo Antônio. A Posse Canônica e Início do Ministério Episcopal de Dom Lindomar em nossa Diocese está marcada para o dia 16 de maio, às 17h, na Catedral São Luiz Gonzaga, em São Luís de Montes Belos.